NOTÍCIA
Novo carro conceito da Fiat é apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. Confira cada etapa do nascimento do modelo inédito
Noticia 1

21 de novembro de 2018 - Um dos destaques da Fiat no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo encerrado no dia 18 foi o Fiat Fastback, novo carro conceito que antecipa a visão da marca para o futuro. É a essência do design italiano feito no Brasil, que já é reconhecido internacionalmente.

O Fiat Fastback vem para encantar os olhares e aguçar a curiosidade. Este, que é o oitavo carro conceito da Fiat feito no Brasil (no Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim, MG), é o primeiro projetado sob os quatro novos princípios do Design da marca na América Latina: human (humano), bold (ousado), contextual (flexível e contemporâneo) e seamless (coerente, fluido). Estes são os caminhos que indicam o futuro da Fiat na região, incluindo os do segmento de UVs (Utility Vehicles).

“Um carro conceito é um playground para experimentar novas ideias, formas e materiais”, explica o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender. “Precisa emocionar, gerar curiosidade e interesse, aquela vontade de chegar perto. E conseguimos. É fantástico onde estamos hoje. E ainda mais fantástico para onde estamos indo”, completa.

O nascimento do Fiat Fastback começou no papel, com desenhos feitos à mão. Já com as primeiras linhas definidas, o próximo passo foi o 3D no computador. Do virtual para o real, o modelo ganhou forma no clay (argila industrial), na dimensão 1:4 (tamanho reduzido, que cabe em cima de uma mesa), para ser aperfeiçoado antes de ser novamente digitalizado, sempre retrabalhando a matemática na busca das proporções e superfície perfeitas. Novamente no clay, na dimensão real 1:1, o modelo recebeu detalhes do acabamento, como faróis, vidros e grades. É um trabalho artesanal e os modeladores e designers usaram ferramentas semelhantes às de um escultor, como espátulas e desbastadores, para esculpir formas inovadoras.

No papel e no clay, a todo momento, foram usadas fitas adesivas para demarcar linhas de caráter e proporções da carroceria. “Mais do que a força das formas, é um concept car que traz sentido para a vida das pessoas, inspirado nos mais diversos públicos com estilos de vida diferentes”, afirma o líder de Design Exterior da FCA para a América Latina, Daniel Gerzson.

Com as matemáticas definidas e checadas, tudo pronto para iniciar a construção, de fato, do modelo final do Fiat Fastback. Com estrutura interna em metal e isopor, a carroceria foi usinada em resina, primeiro por uma máquina fresadora, e depois recebeu acabamentos manuais. No total, o modelo possui cerca de 60 peças, entre o corpo principal, faróis, grade, lanternas, rodas e tudo mais. Cada roda, por exemplo, é formada por 5 itens separados. Todas as peças foram construídas paralelamente à carroceria.

O líder de Design Interior da FCA para a América Latina, Rafael Peixoto, curte a liberdade criativa que os carros conceito permitem. “Temos a oportunidade de experimentar e expressar ideias com uma liberdade maior. No interno do Fiat Fastback, extrapolamos os atributos de design, de maneira a criar uma atmosfera leve, com volumes esculturados, envolventes e recheados com detalhes que remetem a produtos de nossa casa, de nosso uso cotidiano”, conta.

“Não basta o produto ser bonito. Temos que pensar na interação com as pessoas. Com o Fiat Fastback, tivemos licença poética para colocar ali a essência do que entendemos ser a joia da Fiat no Salão do Automóvel”, ressalta Paula Fujii, designer de Cores & Materiais da FCA. O realce do brilho veio com uma cor inédita. A tonalidade Moonstone foi cuidadosamente desenvolvida para criar um reflexo intenso e contraste marcante, como uma pedra preciosa.

Antes de iniciar a pintura, a superfície da carroceria precisou ser trabalhada. “Foi lixada e recebeu um material de acabamento, que é um primer cinza claro”, explica Celso Morassi, supervisor de Modelação da FCA. “Depois, foram aplicadas mais três camadas: uma primeira pintura com tinta preta, em seguida, a cor propriamente dita e, por fim, um verniz de alto brilho”, completa.

Diversas peças, como os logotipos e as molduras do farol, foram preparadas em impressoras 3D. Na fase de montagem do concept car, a equipe do Design Center Latam trabalhou integrada e com muito empenho para acompanhar cada detalhe de todas as peças. As rodas de liga leve e o logo FIAT foram os últimos detalhes. “O logo FIAT aparece na grade frontal e na traseira, fazendo uma referência à essência do lettering original da marca. Já a assinatura Fastback foi inspirada em gestos velozes”, explica Daniel Gerzson, que também detalha os motivos da escolha do nome: “Buscamos a simplicidade, em uma homenagem ao puro design italiano”.

Confira as fotos no link abaixo:

Fonte: https://www.fcagroup.com/stories/latam/pt-br/pages/fiat-fastback.aspx

Publicada em 13.03.19
maio de 2019

FIAT MOBI GANHA EXCLUSIVIDADE COM NOVA PERSONALIZAÇÃO CROSS

FIAT CONCEPT CENTOVENTI: A RESPOSTA DEMOCRÁTICA À MOBILIDADE ELÉTRICA

FIAT É A NOVA PATROCINADORA OFICIAL DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

MOBI É O PCD MAIS BARATO DO BRASIL

abril de 2019

FIAT TORO É ELEITO O VEÍCULO MAIS SEGURO DE SUA CATEGORIA NA ARGENTINA

FIAT ANUNCIA PATROCÍNIOS E VOLTA ÀS CAMISAS DOS TRÊS MAIORES CLUBES DO FUTEBOL MINEIRO

FAMÍLIA ARGO GANHA NOVA VERSÃO EM ABRIL

maro de 2019

Novo carro conceito da Fiat é apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. Confira cada etapa do nascimento do modelo inédito

Prêmio Top of Women consagra marca como favorita das mulheres brasileiras. A professora Suely é uma dessas apaixonadas

setembro de 2018

Guia do test-drive: descubra como o modelo escolhido se comporta

A paixão hi-tech que envolve o Fiat Mobi

Realidade virtual, qualidade real

A arte (e a ciência) de dar nomes aos carros

agosto de 2018

Inovação Reconhecida

Como funciona a isenção de impostos para PCD?

Fiat Strada 2019 tem nova versão Freedom com cabine dupla.

julho de 2018

Fiat Cronos 1.3 Drive GSR, espaço, conforto e desempenho sob medida

A picape que humilhou os pequenos

Fiat Argo 1.3 tem fôlego, equilíbrio e conforto

junho de 2018

Planta - O Polo Automotivo

Relembre o lançamento mundial do Fiat Cronos, em Córdoba, Argentina

fevereiro de 2018

Sedã compacto chega em três versões, com três opções de câmbio e duas de motores

dezembro de 2018

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS NOMES DOS CARROS DA FIAT?

novembro de 2018

Que venham os próximos 42 anos!

outubro de 2018

Fiat Toro recebe quatro estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

Check-up de férias: o que não pode faltar na revisão do carro

Seis itens que encorpam a segurança do Fiat Cronos

Melhor Direção: Por que o test-drive é importante?

Longa Duração: Fiat Argo encara viagem de quase 10.000 km

janeiro de 2018

Fiat Ducato 2018 de nova geração chega maior e mais eficiente

julho de 2017

FIAT LANÇA COMERCIAL COM 10 HORAS DE DURAÇÃO.

dezembro de 2017

MAIS BARATA, FIAT STRADA GANHA INTERIOR QUE SUJA MENOS

(19) 3813-8777
Itapira
Rua Professor Fenizio Marchini, 402
Penha Rio do Peixe | Itapira/SP
(11) 4894-7500
Itapira
Av. Antônio Galvão Camargo, 880
Jardim de Lucca | Itatiba/SP
(19) 3851-2200
Itapira
Rua José de Alvarenga, 2550
Jardim Progresso | Mogi Guaçu/SP
(19) 3814-4450
Itapira
Rua Padre Roque, 1535
Jardim Áurea | Mogi Mirim/SP
(19) 3634-6655
Itapira
Av. Treze de Maio, 555
Jd. Canadá | S. João da Boa Vista/SP
Nossas UNIDADES
Itapira/SP (19) 3813-8777
Itatiba/SP (11) 4894-7500
Mogi Guaçu/SP (19) 3851-2200
Mogi Mirim/SP (19) 3814-4450
S. João da Boa Vista/SP (19) 3634-6655