Essa é a primeira campanha da Fiat lançada inicialmente no Instagram;
Todas as peças da campanha foram criadas dentro da plataforma;
Campanha retoma relação entre carro e a história de vida das pessoas;
Stories, feed, boomerang e reels são termos que já fazem parte da vida da maior parte da população mundial. E não é para menos, estima-se que o Instagram, uma das maiores redes sociais do mundo, tenha 1 bilhão de usuários ativos. Inspirada nesta tendência e resgatando o relacionamento entre o hatch e seu dono, aquele carro que proporciona viver sua vida e te acompanha em suas histórias, a Fiat lança campanha do Argo 2021 criada em parceria com a agência Leo Burnett TM e o Instagram, a partir de ferramentas disponíveis na plataforma.
O veículo é moderno, inovador e renomado, motivo pelo qual essa é a primeira campanha da Fiat desenvolvida e lançada no Instagram, inteira pensada e pautada pelo digital. Sendo que, praticamente todas as peças da campanha foram feitas à mão dentro do Instagram Stories, misturando cenas filmadas para a campanha com GIFs criados sob medida para cada cena e disponíveis no perfil da marca na plataforma.
Com o conceito “Bem-vindo às fabulosas histórias do Fiat Argo”, a campanha é um convite para as pessoas viverem grandes histórias a bordo do hatchback da Fiat. Inteiramente produzida no lugar onde hoje em dia todos registram e compartilham suas histórias: o Instagram Stories. Todas as peças da campanha, desde um simples post até o filme principal, foram feitas à mão e o próprio processo de produção é apresentado em algumas cenas dos filmes on e off.
Confira o filme aqui: https://youtu.be/am_ayvWwBTE
“Além de apresentar o moderno Argo 2021, a campanha reforça o rebranding da Fiat os principais pilares da marca: pop, encantador e autêntico. Esta é uma campanha totalmente inovadora e moderna, alinhada com o conceito do Instagram, com a nova Fiat e com o que o Argo representa. A estratégia da iniciativa é totalmente voltada a jornada do consumidor, pois sabemos o quanto o nosso público está imerso nas redes sociais, então utilizando a ferramenta como forma de nos aproximar ainda mais daquilo que os nossos clientes gostam”, afirma Frederico Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.
“O Fiat Argo 2021 retoma a ideia da relação de companheirismo entre o carro e seu dono. Aquele carro que te leva para viver as grandes histórias da vida, compartilhadas logicamente nos Stories do Instagram. Desenvolvemos toda a campanha a partir dos elementos e do contexto do Instagram, criamos sticks e gifs para compor as peças que certamente serão utilizados pelo público da sua forma única para contar suas histórias.”, explica Pedro Prado, VP de Criação da Leo Burnett TM.
O projeto incluiu ainda um hub de produção específico para a campanha que trouxe mais agilidade criativa, otimizando assim o processo de produção dos materiais digitais com novas fabulosas histórias de Argo para os canais digitais da Fiat.
Filme
Assim como toda a campanha, o filme “Fabulosas Histórias” foi criado no ambiente dos Stories. Até mesmo o formato do comercial se adapta ao vertical, como na popular ferramenta de publicações.
Embalado por um rap, escrito pela Leo Burnett TM especialmente para a campanha, o filme traz uma protagonista que sai de sua casa, ao abrir a porta, se depara com o Fiat Argo e o utiliza para viver as suas “fabulosas histórias”.
Durante o trajeto são apresentadas figuras e linguagem gráfica inspiradas na rede social e os atributos do Fiat Argo na versão Trekking, como maior controle de estabilidade, design robusto, maior altura de solo e central multimídia. Ao final, a personagem volta ao seu quarto e a cena se repete, como um looping trazendo o sentido de sempre estarmos dispostos a viver novas histórias fabulosas.
Lançado no primeiro dia de 2021 nas redes sociais da marca com versões de 30”, 45” e 60”, o filme foi adaptado para TV em versões de 30” e 60” com abrangência nacional e veiculação nas TVs aberta e fechada, além de ações nos programas já patrocinados pela marca, mídias digitais (banners, display, Google) e das redes sociais da Fiat.
Veja o filme aqui: https://youtu.be/am_ayvWwBTE
Digital
Inspirando os apaixonados pela marca a viverem “fabulosas histórias” a bordo do Fiat Argo, a campanha começou no Instagram da marca com posts divertidos apresentando as funcionalidades das diferentes versões do hatch. Para isso, contou com a participação do influenciador, fotógrafo e criativo, Fernando Schlaepfer (@anendfor), apresentando alguns dos muitos atributos do Fiat Argo de forma bem autêntica. (Confira aqui alguns posts: modelo HGT; asset distância do solo)
O próprio processo de produção é mostrado em algumas das peças da campanha. Todos os GIFs e stickers que compõem a campanha estão à disposição do público no Instagram, convidando todos para também criar as suas fabulosas histórias.
Confira o vídeo que conta como foi o processo de produção da campanha: https://youtu.be/7Aa269kxJa8
Ficha Técnica
Agência: Leo Burnett Neo Comunicação Ltda
Título: Fabulosas Histórias
Produto: Fiat Argo
Anunciante: Fca Fiat Chrysler Automo?veis Brasil Ltda
Cco: Marcelo Reis
Vp/Ecd: Pedro Prado
Diretor Geral De Criação: Pedro Utzeri
Diretor De Criação: Tomas Correa
Diretor De Integração Digital: Denis Gustavo
Diretora De Conteúdo: Andreza Aguiar
Redator: Renato Ramalho, Fabio Nagano, Rodrigo D’angelo
Diretor De Arte: Felipe Massis, Rodrigo Cotellessa
Diretora De Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
Rtv: Maria Fernanda Moura, Jackeline Neuwirt, Patricia Cosmo, Luciana Kley
Montagem E Motion Agencia: Chrystian Danucalov
Animações 3d: Mauro Olivas
Artbuyer: Mauro Moura, Cristiano Godoy, Daniel Gonçalves
Projeto Digital: Pedro Rais, Katia Rosa
Conteúdo: Guido Michaelis, Caique Dantas, Henrique Xavier, Wagner Ximenes, Gabriela Araujo, Nayara Keullen, Fabio Favero
Atendimento: Fabio Brito, Karol Alberti, Ana Ceolin, Vitor Borragine, Giovanna Rodrigues, Jessica Saravalli, Raquel Thomaz
Mídia: Andrea Hirata, Daniela Franco, Carolina Trettel, Paula Ricarte, Bianca Malfatti, Rodolfo Contiero, Laura Andrade, Guilherme Leao
Planejamento: Tiago Lara, Caio Costa, Murilo Fedele, Daniel Dante, Jaqueline Tampelli, Doelio Bergamo, Richard Newmann
Aprovação Fiat: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antonio, Ana Brant, Camila Rapini E Marina Maria
Mídia Fiat: Denis Onishi, Debora Dauanny Produtora: PBA Cinema
Diretora Executiva: Mayra Gama
Produtor Executivo: Fernando Fanucchi e Nivio Alves de Souza
Head of Sales: Markinhos Fagundes
Direção: Brenno Castro
Assistente de Direção: João Mauricio e Giovana Postiglione
Diretor de Fotografia: Will Etchebehere
Direção Digital: Ale Paschoalini
Assistente de Direção Digital : Nathalia Salani
Diretor de Fotografia Digital: Thomas
Diretor de Produção: Reinaldo Faria
Produção: Patricia Nagaoka / Ronder
Direção de Arte: Carol Ozzi
Produtora de Objetos: Tatiana Coelho
Produção de Figurino: Gabi Pinesso
Maquiagem: Carla Carrasco
Produtor de Elenco: Rafa Myga
Produtor de Locação: Felipe Sá
Piloto: Alexandre Ostrower
Atendimento: Gabriela Fernandes / Natalia Pinheiro
Atendimento e Coordenação de Pós: Diulle Fonseca
Coordenação de Pós: Augusto de Medeiros
Montagem: Francisco Rodriguez Antunes
Finalizador: Henrique Gomes
Assistente Finalização: Ivan Gomes de Sá Silva
Assistente de Ilha: Tais Oliveira / Antonio Carlos Nascimento Junior
Ilustração e Animação: Horda
Motion: Pedro Oliveira
Ilustrador, animador e diretor de arte: Toten Dias
Direção de Arte e Motion: Elito Oliveira / Gabriel Reinaldo
Coordenação de Pós Produção Motion: Rafael Fogaça
Atendimento e Criação :Getulio mentz albrecht filho:
Grading: Psycho’n Look
Finalização: Full Frame
Produtora filmes Digital e Social
Produtora: Casinha VFX
Direção: Marcelo Binaghi
Atendimento e Coordenação de pós: David Cazeli
Montagem e Finalização: Luiz Moreira Paulin
Ilustração e Animação: Vital Pasquale, Danilo Packer, Marcos Faria, Mauricio Fhrd, Juliana Martin
Criação e animação Gifs, Stickers, letreiros e artes: Vital Pasquale, Danilo Packer, Marcos Faria, Mauricio Fhrd, Juliana Martin
Criação Gifs e Stickers: Felipe Massis, Rodrigo Cotelessa, Sarah Kamada
Animação e Composição: Marcelo Binaghi, Fernando Snake
Creator Stories e Reels Instagram e FB: Fernando Schlaepfer
Gravadora e Produtora de Som: White Monkey e Quiet City Music
Produtor musical White: Caio Paiva
Atendimento White: André Drum e Rodrigo Pacote
Produtor musical Quiet: Chris Jordão e Darren Solomon
Sound design e Finalização: Marcos Moretto e André Melges
Atendimento: Xanna D’aguiar, Karina Vadasz e Ivis Silva
Artista: Clara Lima
Mídia Impressa/Digital
Composição fotoilustrada com carros: Felipe Massis / Arizona
Ilustrações: SARAH KAMADA
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