NOTÍCIA
FCA lidera mercado brasileiro e latino-americano de automóveis e comerciais leves em 2020
Noticia 1

- FCA lidera mercado latino-americano com 16,5% de participação de mercado
- A empresa é campeã no mercado brasileiro, com 22,2% das vendas
- Fiat é a marca que mais cresceu no Brasil e na Argentina
- Jeep lidera o segmento de SUVs pelo quinto ano consecutivo
- Ram duplica suas vendas no Brasil

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) liderou o mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil e na América Latina em 2020 e também foi a empresa do setor que mais expandiu suas vendas na Argentina em relação ao ano anterior.

A FCA encerrou o ano com mais de 502 mil veículos vendidos na América Latina (excluído o México), liderando as vendas do setor com uma participação de mercado de 16,5% e um avanço de 2,9 pontos percentuais sobre a fatia de mercado obtida em 2019.

O bom desempenho foi alavancado pela liderança no mercado brasileiro, com 433,6 mil unidades vendidas e 22,2% de participação de mercado, e pela capacidade de reação no mercado argentino, em que a FCA ganhou 2,8 pontos percentuais de participação de mercado em comparação com o ano anterior.

Acelerando a recuperação no Brasil

O bom desempenho no Brasil impulsionou a liderança na América Latina. A FCA acelerou suas vendas em dezembro no Brasil, com um total de 54,8 mil veículos emplacados, com 23,6% de participação de mercado, sendo 39,7 mil unidades da marca Fiat e 14,9 mil da marca Jeep. Foi o melhor mês de vendas de ambas as marcas no ano.

Com este desempenho no último mês de 2020, a FCA encerrou o ano com 433,6 mil veículos vendidos, o equivalente a 22,2% de participação de mercado. A empresa liderou o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, ampliando a distância em relação aos competidores. A marca Fiat contabilizou no ano 321,7 mil veículos vendidos, com 16,5% de participação de mercado, enquanto a Jeep ultrapassou o patamar de 110 mil veículos emplacados, com 5,7% de participação de mercado.

Quatro modelos fabricados pela FCA estão entre os dez veículos mais vendidos no país no ano: a picape Fiat Strada, que ultrapassou a faixa de 80 mil unidades vendidas, Fiat Argo com 66 mil unidades, Jeep Renegade com 57 mil vendas, e Fiat Toro com 54 mil unidades vendidas.

Fiat comemora crescimento de participação de mercado

A Fiat foi a marca que mais cresceu no mercado brasileiro em 2020. A marca encerrou o ano com 16,5% de participação de mercado, avançando 2,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Este resultado foi decorrente do bom desempenho combinado de vários modelos.

Embora o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves tenha sofrido um recuo de 26% no ano, a picape Fiat Strada conseguiu expandir seu volume físico de vendas em 4,9%, totalizando mais de 80 mil unidades vendidas, o equivalente a 4,1% de todos os veículos vendidos no Brasil no ano. Devido a este resultado, a Fiat fechou 2020 com seu melhor desempenho histórico no segmento de picapes. O mesmo ocorreu no segmento de vans, no qual a Fiat encerrou o ano com 46,2% de vendas e a liderança do segmento.

Outros modelos da marca também conquistaram participação de mercado no ano: Argo (+0,4 ponto percentual), Mobi e Uno ( +0,4pp), Toro (+0,3pp) e Fiorino (+0,2pp).

Herlander Zola, diretor do brand Fiat para a América Latina e operações comerciais Brasil, destaca que 2020 foi um ano desafiador e a marca Fiat superou todas as expectativas. “O lançamento da Nova Strada e o rebranding da marca nos trouxeram resultados excepcionais, levando a Fiat à liderança de mercado no último trimestre com 18% de participação e a posicionarmos três carros no ranking dos dez mais emplacados do Brasil. Além disso, também mantivemos uma parceria consistente com nossa rede de concessionárias, que se demonstrou essencial para a superação dos momentos difíceis do ano”, assinala.

Jeep lidera o segmento de SUVs pelo quinto ano consecutivo

A marca Jeep liderou o segmento de SUVs no Brasil pelo quinto ano consecutivo, com 20,9% de participação nas vendas. Os dois modelos da marca produzidos tiveram bom desempenho. O Jeep Renegade registrou 57 mil emplacamentos, enquanto o Jeep Compass teve 53 mil unidades vendidas. O Jeep Renegade registrou em dezembro o melhor mês de vendas de sua história, com 7.875 unidades emplacadas, superando o recorde anterior de dezembro de 2015 com 6.976 carros emplacados. O lançamento do Renegade Moab trouxe o aclamado motor turbo diesel de 170 cv da Jeep para um segmento maior de consumidores.

Da mesma forma, os modelos importados se destacaram. As vendas do Jeep Wrangler cresceram 5,7% e do Grand Cherokee avançaram 33%.

Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais Jeep no Brasil, explica que os resultados comerciais da Jeep em 2020 se apoiaram em um robusto tripé de fatores, que juntos resultaram em ótimos resultados e na liderança do mercado de SUV. “O primeiro fator é a marca: somos reconhecidos como uma marca de desejo e a mais off road no paÍs, o que faz sermos referência em SUV. A isto se soma a qualidade do produto, pois robustez, nível de acabamento e tecnologia são reconhecidos como nossos diferenciais”, analisa Kurdejak.

Ele também enfatiza a agilidade e flexibilidade comercial. “Adaptamos toda nossa estrutura de atendimento e formato de ofertas. Em apenas dois dias lançamos o Jeep ON, adaptando as ofertas ao cliente, com pagamento a partir de 2021, com test drive feito na casa do cliente, com lives Jeep mostrando o mundo off-road e com super-ofertas, entre muitas outras ações, que mesmo no momento mais severo da pandemia, fizeram nosso website bater recordes de acessos e de clientes que declaravam desejo em adquirir nossos veículos”, conclui.

Ram tem o melhor resultado histórico da marca no Brasil

A Ram alcançou em 2020 o melhor resultado histórico da marca no Brasil. Foram emplacadas 1.474 unidades da Ram 2500, mais do que o dobro do volume comercializado em 2019. O ano também marcou a pré-venda da Ram 1500. Apresentada em 10 de dezembro, a nova picape teve 100 unidades vendidas em 18 horas, para entrega em abril 2021.

Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva e dos Brands Ram, Dodge e Chrysler, avalia: “Apesar dos desafios enfrentados em 2020 a Ram, que atua no segmento Premium, teve o melhor ano desde 2005, duplicando o volume de vendas em comparação a 2019. Também registramos o sucesso do lançamento inédito da Nova Ram 1500 com pré-venda. São resultados que nos deixam ainda mais otimistas para 2021”.

A empresa que mais cresceu no mercado argentino

Na Argentina, a FCA foi a empresa que mais cresceu na comparação com 2019: avançou de uma participação de mercado de 12,4% para 15,2% neste ano, ganhando 2,8 pontos percentuais de market share. A empresa encerrou o ano com 48.941 unidades comercializadas.

A Fiat foi a marca que mais cresceu no mercado argentino, ganhando 2 pontos percentuais de participação de mercado, que avançou de 9,7% para 11,7% no ano passado. A marca comercializou 37.711 veículos, com destaque para o Fiat Cronos, o automóvel mais vendido no ano na Argentina com 16.561 unidades. A picape Fiat Toro retomou a liderança do segmento com 7.630 unidades vendidas no ano.

A marca Jeep encerrou o ano com 9.836 unidades comercializadas, expandindo sua participação de mercado de 2,5% para 3,0% (+0.5 p.p.). A Ram duplicou sua participação no mercado argentino, com um total de 1.361 unidades comercializadas no ano.

Publicada em 11.01.21
janeiro de 2021

FCA lidera mercado brasileiro e latino-americano de automóveis e comerciais leves em 2020

Fiat produz campanha do Argo 2021 a partir de ferramentas disponíveis no Instagram

setembro de 2020

Fiat apresenta série limitada Opening Edition para a Nova Strada

Fiat apresenta linha 2021 do Argo com novidades

FCA e Antonio Filosa recebem prêmios das publicações Valor Econômico e Automotive Business

Mopar destaca acessórios da Nova Fiat Strada em filme repleto de efeitos digitais

agosto de 2020

Casa Fiat de Cultura propõe reflexões sobre modelos urbanos de grandes cidades em cenário de pós-pandemia

Fiat e Jeep estão entre as Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2020

Nova Fiat Strada contabiliza mais de 23 mil pedidos e mira pódio entre os mais vendidos do Brasil

FCA entrega Fiat Ducato Ambulância à Prefeitura de Betim

julho de 2020

Uma revolução em três pilares: novos produtos, experiência do consumidor e comunicação guiam o reposicionamento da marca Fiat no Brasil

Nova Fiat Strada chegou primeiro em Patos, na Paraíba

Filme da Nova Fiat Strada, estrelado por Elvis Presley, estreia em inédita explosão crossmedia

Fiat apresenta fiatwear no lançamento da Nova Strada

Com mais de 6 mil unidades em 10 dias, Nova Fiat Strada mostra robustez também nas vendas

junho de 2020

Marque na agenda: Nova Fiat Strada será apresentada em 26/06

Fiat Concept Centoventi é nomeado “Melhor Carro Conceito de 2019” pelo Car Design News

maio de 2020

FCA retoma produção de automóveis no Brasil após adoção de medidas de padrão mundial em sanitização, saúde, segurança e reorganização de processos

Deixar álcool em gel no console exposto ao sol faz o carro pegar fogo?

Fiat lança o plano Forza 2021, com pagamento da primeira parcela apenas em 2021

maro de 2020

Fiat apresenta o Novo 500, o primeiro carro 100% elétrico da FCA

Nova Fiat Strada: a líder absoluta entre as picapes brasileiras está ainda maior e mais robusta

Fiat Concept Centoventi ganha o prêmio especial do júri no Trophées Argus 2020

fevereiro de 2020

FCA e McDonald’s fecham parceria

Vendas da FCA crescem 14,5% em 2019

Vem aí a Nova Fiat Strada...

dezembro de 2020

FCA conquista mais de 50 prêmios na América Latina em 2020

Com homônimos de Elvis, Fiat homenageia proprietários que superaram adversidades e seguem no trabalho com as suas icônicas Strada

Fiat mostra como “reviveu” Elvis Presley na campanha da Nova Strada

Nova Fiat Strada é a Picape do Ano no Brasil

novembro de 2020

Cronos 2021 chega alinhado à nova era da Fiat

Fiat Toro alcança marca de 300 mil unidades produzidas

outubro de 2020

Fiat apresenta Mobi 2021 renovado, ainda mais robusto e com nova versão Trekking

Novo Fiat 500 conquista “Red Dot Award 2020”

Casa Fiat De Cultura lança 4ª edição de seu programa de seleção da Piccola Galleria, em novo formato, e incentiva produções artísticas contemporâneas

julho de 2019

FIAT FIORINO É TRICAMPEÃO NO PRÊMIO MAIOR VALOR DE REVENDA - VEÍCULOS COMERCIAIS

NOVO FIAT TORO 2020 CHEGA COM NOVAS VERSÕES DE ENTRADA E CONCEITO S-DESIGN

GRAND SIENA PREPARADO DE FÁBRICA PARA RECEBER GNV COM GARANTIA TEM MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DO SEGMENTO

FIAT ENTRA NO CLIMA DO FUTEBOL E LANÇA SÉRIE ESPECIAL ARGO SELEÇÃO

maio de 2019

FIAT MOBI GANHA EXCLUSIVIDADE COM NOVA PERSONALIZAÇÃO CROSS

FIAT CONCEPT CENTOVENTI: A RESPOSTA DEMOCRÁTICA À MOBILIDADE ELÉTRICA

FIAT É A NOVA PATROCINADORA OFICIAL DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

MOBI É O PCD MAIS BARATO DO BRASIL

abril de 2019

FIAT TORO É ELEITO O VEÍCULO MAIS SEGURO DE SUA CATEGORIA NA ARGENTINA

FIAT ANUNCIA PATROCÍNIOS E VOLTA ÀS CAMISAS DOS TRÊS MAIORES CLUBES DO FUTEBOL MINEIRO

FAMÍLIA ARGO GANHA NOVA VERSÃO EM ABRIL

maro de 2019

Novo carro conceito da Fiat é apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. Confira cada etapa do nascimento do modelo inédito

Prêmio Top of Women consagra marca como favorita das mulheres brasileiras. A professora Suely é uma dessas apaixonadas

dezembro de 2019

FIAT FIORINO RECEBE PRÊMIO BEST TRUCKS 2020

novembro de 2019

FIAT TORO BATE A MARCA DE 200 MIL UNIDADES VENDIDAS E CHEGA COM NOVA VERSÃO ULTRA

FIAT FIORINO E FIAT STRADA RECEBEM PRÊMIO OS MELHORES ESTRADÃO 2020

FIAT LANÇA CRONOS 1.8 PARA PÚBLICO PCD

outubro de 2019

PROMOÇÃO TANQUE CHEIO DA FIAT PREMIA 80 PESSOAS COM COMBUSTÍVEL POR UM ANO

setembro de 2018

Guia do test-drive: descubra como o modelo escolhido se comporta

A paixão hi-tech que envolve o Fiat Mobi

Realidade virtual, qualidade real

A arte (e a ciência) de dar nomes aos carros

agosto de 2018

Inovação Reconhecida

Como funciona a isenção de impostos para PCD?

Fiat Strada 2019 tem nova versão Freedom com cabine dupla.

julho de 2018

Fiat Cronos 1.3 Drive GSR, espaço, conforto e desempenho sob medida

A picape que humilhou os pequenos

Fiat Argo 1.3 tem fôlego, equilíbrio e conforto

junho de 2018

Planta - O Polo Automotivo

Relembre o lançamento mundial do Fiat Cronos, em Córdoba, Argentina

fevereiro de 2018

Sedã compacto chega em três versões, com três opções de câmbio e duas de motores

dezembro de 2018

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS NOMES DOS CARROS DA FIAT?

novembro de 2018

Que venham os próximos 42 anos!

outubro de 2018

Fiat Toro recebe quatro estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

Check-up de férias: o que não pode faltar na revisão do carro

Seis itens que encorpam a segurança do Fiat Cronos

Melhor Direção: Por que o test-drive é importante?

Longa Duração: Fiat Argo encara viagem de quase 10.000 km

janeiro de 2018

Fiat Ducato 2018 de nova geração chega maior e mais eficiente

julho de 2017

FIAT LANÇA COMERCIAL COM 10 HORAS DE DURAÇÃO.

dezembro de 2017

MAIS BARATA, FIAT STRADA GANHA INTERIOR QUE SUJA MENOS

(19) 3634-6655
Itapira
Av. Treze de Maio, 555
Jd. Canadá | S. João da Boa Vista/SP
(19) 3851-2200
Itapira
Rua José de Alvarenga, 2550
Jardim Progresso | Mogi Guaçu/SP
(19) 3814-4450
Itapira
Rua Padre Roque, 1535
Jardim Áurea | Mogi Mirim/SP
(19) 3813-8777
Itapira
Rua Professor Fenizio Marchini, 402
Penha Rio do Peixe | Itapira/SP
(11) 4894-7500
Itapira
Av. Antônio Galvão Camargo, 880
Jardim de Lucca | Itatiba/SP
Nossas UNIDADES
   S. João da Boa Vista/SP   (19) 3634-6655 (19) 99775-2076 (19) 98156-3926
   Mogi Guaçu/SP   (19) 3851-2200 (19) 98122-6710 (19) 99785-4803
   Mogi Mirim/SP   (19) 3814-4450 (19) 98303-2335 (19) 99785-4803
   Itapira/SP   (19) 3813-8777 (19) 98122-6438
   Itatiba/SP   (11) 4894-7500 (11) (19) 99908-3301 (11) 95602-9839